6 de dezembro de 2010

Exposição "Um presente cheio de Natal" no Jornal "O Beirão"

“Um Presente Cheio de Natal” em exposição no Mercado Velho PDF Imprimir e-mail
Jornal "O Beirão" de Tondela
Escrito por Zé Beirão
04-Dec-2010

dsc_0330.jpg Foi inaugurada no dia 3 de Dezembro, pelas 18 horas, na Galeria de Exposições do Mercado Velho, em Tondela, a exposição “Um Presente Cheio de Natal”, certame que, pelo 3.º ano consecutivo, começa já a fazer parte do circuito cultural de eventos do Município, cujos objectivos visam levar ao conhecimento do público, as potencialidades e a criatividade de diversos artistas do país.

A organização, pertence ao pelouro da Cultura do Município e a exposição integra um conjunto de dez expositores que, na sua grande maioria, apresentam trabalhos e peças alusivas à quadra natalícia, talvez a mais bela do calendário litúrgico.

A abertura da exposição, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carlos Marta, dos vereadores Carla Pires, Cecília Fragoso e Pedro Adão e do Presidente da Junta de Freguesia de Tondela, José Manuel Mendes.

“Uma bela iniciativa e uma oportunidade para mostrar capacidades”

dsc_0332.jpg O Presidente da Câmara, no uso da palavra, disse que era uma exposição “que já faz parte do nosso roteiro de exposições, do nosso roteiro cultural e é seguramente uma boa oportunidade para que os expositores possam mostrar as suas qualidades artísticas em vários domínios”, deixando claro que, ao mesmo tempo, era também “um motivo de atracção da nossa Cidade e por isso nós desejamos que a comunicação social aqui presente, possa divulgar esta iniciativa, de forma a que as pessoas possam visitar este magnífico espaço e, desta forma, também, contribuir para o sucesso desta iniciativa”.

O autarca lembrou que se atravessava um período muito difícil, muito complicado, de grande crise, “mas não podemos baixar os braços e portanto, não podemos acabar com as iniciativas, com as realizações, temos que fazer aqui um bom equilíbrio entre o que é positivo e o que é menos importante”, para dizer que “esta é uma bela iniciativa” e que era “uma oportunidade importante que todos vós tendes em mostrar as vossas capacidades individuais e eu estou certo de que, numa boa colaboração com o Município e com o pelouro da Cultura, vamos ter aqui alguns dias de exposição que permitam, também, que vocês possam vender os vossos produtos”.

dsc_0329.jpg Olhando à quadra que se vive, o Presidente da Câmara, para além de ter agradecido a participação dos artistas naquela exposição, desejou-lhes um “bom Natal e um próspero ano novo, cheio de coisas boas, de saúde, cheio de energia positiva, para ultrapassarmos as dificuldades que as pessoas têm, as famílias, as empresas e que, seguramente, também tem o país”, afirmando que os portugueses, no passado, foram capazes de o fazer e estava certo de que, “com este espírito de unidade e de união, aproveitando este espírito do Natal, dar esse salto qualitativo e ajudarmos aqueles que têm mais dificuldades, a terem uma vida melhor”.

OS EXPOSITORES

Os trabalhos que podem ser apreciados durante a quadra, que se prolonga até ao dia 23 de Dezembro, conta com os seguintes expositores:

Dina Ferreira – “ Artes Nossas”, do Caramulo, que apresenta artes decorativas à base de madeira, pintura em gesso e peças em cerâmica.

dsc_0326.jpg

Influenciarte – Atelier, de Tondela, com um conjunto de peças decorativas alusivas ao Natal, usando materiais como o gesso, o vidro, o marfinite e a porcelana.

Inês Ribeiro e Lúcia Deus, de São João de Areias, que expõem pela segunda vez na Galeria em Tondela, um conjunto de peças de Natal, em vidro.

“Cantinho das Flores,” de Marisa Coimbra, de Nandufe, com arranjos florais decorativos alusivos ao Natal, feitos com materiais como pinhas, velas, flores secas, entre outros.


Sílvia Figueira, de Santa Comba Dão, cuja participação se prende com um conjunto de peças de decoração “Miminhos da Sílvia”, na sua maioria alusivas à época natalícia, onde destacamos as caixinhas pintadas em madeira, os quadros infantis, as molduras e a bijutaria. ´


dsc_0333.jpg Susana Santos, do Sátão, Pintura Acrílica em Tela, Madeira, Vidro, Telha, Tecido, Gesso, com aplicação de diversas técnicas (ex. decoupage com guardanapo, papel, papel de arroz) entre outros materiais (madeiras, mdf, feltro, fimo, gesso, etc.).

Manuela Coelho (Artes de Fada) - vive em Gondomar, apresenta trabalhos onde utiliza a dobragem de papel através do Origami.

Em scrapbooking, uma técnica que remonta à época vitoriana, em que pedaços de papeis decorados, são colados em cadernos ou álbuns. Podemos ver, também, a colecção de postais, cadernos e etiquetas, utilizando a mesma técnica, entre outras peças mais utilitárias, cuja decoração tem como base o Natal.

Sónia Navais, de Pampilhosa da Serra, com peças decorativas alusivas ao Natal.

Conceição Durão, de Lisboa, apresenta trabalhos em renda de Milão, estanho, madeira e vidro.

Maria Esmeralda Santos, do Carvalhal de Tondela, expõe pela primeira vez na Galeria de Exposições do Mercado Velho, mostrando um conjunto de trabalhos alusivos à época, como pintura em tecido, peças para o frio em lã, bordados, entre outros.


A exposição estará patente ao público de 3 a 23 de Dezembro, no seguinte horário: De segunda a sexta-feira, das 10,30 às 12.30 horas e das 14 às 19 horas. Sábados e Domingos, das 15 às 19 horas

3 comentários:

Flávia Mergulhão disse...

Parabéns Nieta!
Orgulho da filha!

Bjoss

Solange Belém disse...

Olá, Nieta!
Parabéns a vocês, com votos de continuação de grandes sucessos.

Sol

Paixão por Artesanato disse...

olha eu aqui amiga sou a Regina mamae do youtube paixao por artesanato que lindo aqui, estou me deliciando com tantas receitinhas de croche que vc forneci eu amo o croche, vc ja viu meus trabalhinhos, de tudo um pouco para casa, roupas para mim boleros ... roupas de bebê é o que hj eu amo fazer por causa do meu bebezinho rsrs meu anjinho da minha vida .... vai la e espero que goste ta. vc faz roupinhas de bebê tambem? eu e o Lucas meu bebezinho lhe deixamos um bjao